UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/09/2009 - 09h21

Produção industrial da UE diminui 14,7% em julho

Lisboa, 14 set (Lusa) - A produção industrial caiu em 14,7% em julho na União Europeia em comparação ao mesmo período do ano anterior, sendo que Portugal teve uma das menores perdas, informou nesta segunda-feira o Eurostat.

De acordo com o gabinete europeu de estatísticas, a queda da produção industrial foi de 15,9% na zona do euro em comparação a julho do ano passado.

Portugal foi um dos países que registrou uma das menores perdas na produção industrial, superado pela Romênia (-4,5%), Polônia (4,6%) e Holanda (8%). A Irlanda foi o único Estado-membro a situar-se em terreno positivo, registrando um aumento de 7,1%.

Os piores desempenho foram vistos na Estônia, Finlândia, Eslovênia e Luxemburgo, que caíram 27,9%, 24,2%, 20,4% e 19,9%, respectivamente.

Quando comparada com junho deste ano, as quedas da produção industrial na União Europeia e na zona do euro diminuem para 0,2% e 0,3%, respectivamente.

Entre os estados-membros para os quais há informação disponível, a produção industrial aumentou em dez, entre os quais Portugal, que aumentou 1,6%, caiu em nove e manteve-se estável na Romênia.

A Irlanda, a Lituânia e a Dinamarca protagonizaram as maiores subidas, crescendo a produção industrial 8,7%, 3,4% e 3,3%, respectivamente.
Hospedagem: UOL Host