UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/09/2009 - 10h35

União Europeia manifesta otimismo após previsão econômica

Bruxelas, 14 set (Lusa) - O comissário europeu para os Assuntos Econômicos, Joaquín Almunia, manifestou nesta segunda-feira "algum otimismo" com a situação na União Europeia (UE).

"Apresentamos estas previsões com algum otimismo", disse o comissário na conferência em que apresentou as previsões econômicas "intercalares".

Almunia destacou ainda ser a primeira vez desde a falência do banco norte-americano Lehman Brothers, há um ano, que se pode falar de otimismo.

"A situação melhorou, principalmente graças aos fundos excepcionais injetados na economia pelos bancos centrais e os poderes públicos", frisou.

A Comissão Europeia (órgão executivo do bloco europeu) manteve hoje em -4% a previsão de crescimento econômico europeu para este ano, considerando que, após um início de ano pior do que se esperava, o segundo semestre será melhor do que se estimava.

As previsões estimam que a zona do euro deverá sofrer a mesma contração que a UE.

A atualização "intercalar" das previsões da primavera baseia-se na evolução verificada em sete Estados-membros - os mais importantes em termos econômicos.

Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Espanha, Holanda e Polônia representam cerca de 80% do PIB nominal da UE e 85% da zona do euro.
Hospedagem: UOL Host