UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/09/2009 - 10h40

Opep mantém em baixa demanda por petróleo neste ano

Viena, 15 set (Lusa) - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve as previsões de baixa na demanda pelo produto para este ano e uma leve retomada em 2010, conforme o seu relatório mensal publicado nesta terça-feira em Viena, capital da Áustria.

A organização considera também "limitado o impacto dos sinais mundiais de saída da recessão".

Assim como nos dois últimos meses, a Opep estima uma baixa na demanda de 1,6 milhão de barris por dia para este ano e uma alta de 500 mil barris diários para 2010.

Os dois indicadores, que elevam a demanda para 84,1 milhões de barris diários neste ano e 84,6 milhões em 2010, mantêm-se "inalteráveis" em comparação às anteriores estimativas.

No entanto, para a Opep, "a demanda pelo petróleo vai provavelmente manter-se fraca nos próximos meses" e as "condições atuais dos mercados vão persistir".

Isso acontece pois, apesar de "sinais de que a recessão esteja em vias de estar ultrapassada, a economia real continua a ser confrontada com numerosos desafios, sendo provável que os mercados vão ficar na atual faixa durante um certo tempo".

Para 2010, a demanda deverá ser principalmente da China, Oriente Médio, Índia e também dos EUA, "onde o consumo voltará a estar em alta", concluiu a entidade.
Hospedagem: UOL Host