UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/09/2009 - 11h08

Portugal tem 5ª hotelaria mais barata da Europa, diz pesquisa

Lisboa, 15 set (Lusa) - Os hotéis portugueses estão entre os cinco mais baratos da Europa, tendo os preços médios caído 15% no primeiro semestre deste ano, para 82 euros, revela nesta terça-feira o Hotel Price Índex (HPI) da Hotels.com.

Os hotéis portugueses só são ultrapassados na Europa, em relação ao preço, pela Hungria, República Tcheca (ambas com 71 euros), Polônia (73 euros) e Irlanda (80 euros).

Segundo o HPI Hotels.com, que tem por base a análise dos preços pagos pelos clientes em 78 mil hotéis a nível mundial, os preços em Portugal seguiram a tendência registrada a nível mundial, cujos preços caíram 17%, e europeu, com quebras de 16%. A Hotels.com considera que este "é de longe o movimento mais significativo nos preços na indústria hoteleira" desde 2003.

Segundo a análise, Lisboa registrou igualmente uma forte descida nos preços reais pagos pelos consumidores, com os preços caindo 15%, para 86 euros, em relação aos 102 euros médios do primeiro semestre de 2008.

Lisboa é assim a décima sexta cidade mais barata do mundo e a sexta em termos europeus, com os preços rondando os 86 euros por quarto.

A nível europeu, o país mais caro foi a Suíça, com um preço médio de 139 euros por quarto, e a cidade mais cara, Monte Carlo, com um preço médio de 178 euros por quarto.

A nível mundial, a cidade mais cara foi Abu Dhabi, com preços médios de 190 euros por quarto.
Hospedagem: UOL Host