UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/09/2009 - 09h51

Clima econômico melhora pela 4ª vez seguida em Portugal

Lisboa, 17 set (Lusa) - Os indicadores de clima econômico e de confiança dos consumidores aumentaram em agosto, pela quarta vez consecutiva. Por outro lado, as expectativas de desemprego recuaram pelo quinto mês seguido, anunciou nesta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a síntese econômica de conjuntura, o índice de atividade econômica atingiu certa estabilidade entre maio e julho, apesar da tendência descendente que registra desde o início do ano passado.

Além disso, o consumo privado "tem vindo a apresentar uma redução menos intensas desde abril", beneficiando em julho de uma contribuição menos negativa do consumo duradouro, indicador que atingiu o mínimo histórico da série em março.

Segundo o INE, o índice de confiança dos consumidores melhorou cinco pontos de julho para agosto, situando-se agora nos -34,3. Já o clima econômico melhorou 0,4 ponto, registrando em agosto -1,2 pontos.

Ambos os índices atingiram em abril o valor mais baixo da série.

As expectativas sobre o desemprego teve um desempenho ruim pelo quinto mês consecutivo, diminuindo 6,4 pontos para 57,7 em agosto.

O INE indica também que continuaram sendo observadas "fortes reduções homólogas nominais das importações e das exportações" de bens, respectivamente de -24,9% e de -22,4% (contra -26,9% e -24,9% em junho).

O indicador de investimento também registrou melhorias, com uma "diminuição menos expressiva" em Julho, refere o INE, quando de maio para junho havia piorado.

O indicador do investimento, que também atingiu o mínimo da série em março, beneficiou em julho "do comportamento menos negativo da componente de material de transporte".
Hospedagem: UOL Host