UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/09/2009 - 16h29

Embraer motivaria mais investimento brasileiro em Évora

Évora, 17 set (Lusa) - A possibilidade de novos investimentos brasileiros em Évora, no setor aeronáutico, além das fábricas da Embraer, foi manifestada nesta quinta-feira por uma delegação empresarial do país que visita a cidade alentejana.

A delegação brasileira, que termina a visita sexta-feira, é da cidade de São José dos Campos, onde está baseada a Embraer, e integra empresários do setor e representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

O chefe da delegação, Agliberto Chagas, gerente executivo do Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (CECOMPI), disse à Agência Lusa que os empresários da cidade brasileira estão interessados em conhecer as oportunidades de investimento em Évora.

"No momento em que a Embraer anuncia um investimento e começa a construir aqui duas fábricas, é muito oportuno e importante que possamos avançar com esta cooperação", disse.

O mesmo responsável, também representante da prefeitura municipal de São José dos Campos, destacou que o setor aeronáutico brasileiro está "bastante evoluído" e que os empresários e entidades do seu país estão "dispostos a partilhar esse conhecimento e tecnologia" com Évora.

A delegação, detalhou, integra "sete empresários do setor aeronáutico" que quiseram "conhecer as oportunidades que Portugal e Évora estão a oferecer" nesta área.

"As empresas têm interesse em analisar melhor os incentivos e condições para a instalação aqui em Évora", adiantou, garantindo que tais perspectivas de implementação na cidade são "muito concretas".

Durante uma cerimônia de recepção nos Paços do Concelho, diante de empresários locais, o gerente executivo do CECOMPI realçou a importância de uma parceria entre empresas das duas regiões para novos mercados.

"O setor aeronáutico tem presença global e é muito importante, dada a facilidade da língua, podermos cooperar para o mercado internacional", afirmou, apontando a "África, Europa e mesmo a Ásia" como mercados a explorar.

A delegação brasileira de São José dos Campos e a Prefeitura Municipal de Évora assinaram também um acordo de amizade, que pode vir a originar uma futura geminação, para a cooperação econômica, cultural e social.

"Esta delegação traz a intenção de desenvolver iniciativas de cooperação ao mais alto nível, entre as administrações locais, empresários e institutos de pesquisa", realçou o prefeito de Évora, José Ernesto Oliveira.

O prefeito também afirmou que esta cooperação pode possibilitar a "instalação em Évora de várias empresas brasileiras" no "hub" aeronáutico projectado para a cidade, onde a Embraer está construindo as suas fábricas, num investimento global de 148 milhões de euros.

Presidida pelo primeiro-ministro, José Sócrates, a cerimônia de lançamento da primeira pedra de uma das fábricas da Embraer, um centro de excelência para a fabricação de estruturas aeronáuticas em materiais compostos, aconteceu no final de julho.
Hospedagem: UOL Host