UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/09/2009 - 12h22

Principal banco japonês e BNDES firmam aliança comercial

Tóquio, 17 set (Lusa) - O maior banco japonês, o Tokyo-Mitsubishi, anunciou nesta quinta-feira que fechou um acordo comercial com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para conceder empréstimos às empresas nipônicas no Brasil.

O memorando de entendimento tem como objetivo impulsionar a cooperação entre as duas instituições financeiras, com o propósito de agilizar as operações no momento de atribuírem empréstimos aos empresários japoneses que operam no Brasil, segundo a agência de notícias Kyodo.

O BNDES atribuiu US$ 50 bilhões em 2008 em empréstimos direcionados a investimentos.

Há três dias, o segundo maior o banco do Japão, o grupo Mizuho, informou também que fez uma aliança comercial com uma das principais instituições brasileiras, o Itaú-Unibanco, para oferecer serviços conjuntos aos exportadores japoneses.

O Itaú é um dos acionistas de referência do Banco Português de Investimento (BPI).

O banco brasileiro Itaú e o Unibanco fundiram-se em novembro de 2008, formando o maior banco privado do hemisfério Sul e um dos 20 maiores conglomerados financeiros do mundo.

O novo banco que saiu da fusão passou a chamar-se Itaú Unibanco e conjunto dos ativos corresponde a mais de R$ 575 bilhões.

Atualmente, é cada vez maior o número de empresas japonesas que operam no mercado externo, bem como a quantidade de empresas da indústria transformadora que se estabeleceram no Brasil.

A entrada de empresas japonesa no maior mercado emergente da América Latina, o Brasil, deve-se em muito à melhoria das infra-estruturas, da situação política e da melhoria da econômica no país.
Hospedagem: UOL Host