UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/09/2009 - 08h25

Banco Mundial aprova novo plano de apoio ao Timor Leste

Lisboa, 18 set (Lusa) - O Banco Mundial aprovou uma nova estratégia de apoio ao Timor Leste, centrada no crescimento econômico sustentável e na criação de oportunidades de emprego, sobretudo para os jovens.

Em comunicado, o Banco Mundial explica que o objetivo desta estratégia para 18 meses, desenvolvida depois de consultado o Governo, sociedade civil e outros parceiros, é apoiar o Governo na transformação da riqueza petrolífera em políticas e programas que preservem a estabilidade, criando simultaneamente bases tendo em vista o crescimento sustentável nos sctores não petrolíferos.

Segundo o plano, são quatro as áreas de intervenção: elaborar uma nova estratégia nacional de desenvolvimento, criar capacidade de implementação da estratégia, lançar a curto prazo medidas de estabilização econômica e social e assegurar o crescimento econômico de longo prazo.

Isto inclui um programa de emprego público, melhorias nos serviços de educação e saúde e programas para estimular a atividade do setor privado.

"Timor Leste alcançou um crescimento econômico sólido nos últimos dois anos. Este não é um feito pequeno em tempos difíceis. Através dos dedicados esforços de todos os setores da sociedade timorense, a estabilidade social foi restaurada e está a ser estimulado um ambiente de crescimento econômico", afirmou o vice-presidente da instituição, Jim Adams.

"Há um longo caminho a percorrer, mas com a dedicação do povo do Timor Leste na resposta aos desafios vemos um futuro brilhante", acrescentou o responsável.
Hospedagem: UOL Host