UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/09/2009 - 10h00

Consumo privado luso aumenta pelo quarto mês consecutivo

Lisboa, 18 set (Lusa) - O consumo privado português e a confiança dos consumidores registraram melhorias no país em agosto, com o indicador da atividade econômica registrando também melhorias leves mas mantendo-se ainda em terreno negativo, anunciou nesta sexta-feira o Banco de Portugal (central).

De acordo com os Indicadores de Conjuntura, divulgados hoje pelo banco central português, o indicador coincidente mensal para a evolução em relação ao mesmo período do ano anterior do consumo privado subiu para 0,9%, em relação aos 0,1% registrados no mês anterior, para o máximo desde setembro de 2008.

O indicador que mede a confiança dos consumidores registrou uma melhoria pelo sexto mês consecutivo, passando de -34 pontos em julho para os -31 pontos em agosto.

Apesar de negativo desde o terceiro trimestre de 2008, o indicador da atividade econômica voltou a melhorar, pelo quarto mês consecutivo, passando de -2%, em julho, face ao mesmo período de 2008, para -1,4% em agosto, comparado com agosto de 2008.

O sentimento econômico também voltou a melhorar, pelo quarto mês consecutivo, para os 81,3 pontos em agosto.
Hospedagem: UOL Host