UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/09/2009 - 09h19

Região no norte luso mira internacionalização de empresas

Lisboa, 18 Set (Lusa) - A Associação de Municípios do Vale do Ave (norte de Portugal) e o grupo Aicep (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) assinam nesta sexta-feira um protocolo de colaboração no âmbito das atividades da Plataforma de Cooperação para a Competitividade da região para promover a internacionalização das empresas locais.

O protocolo entre as duas entidades, a AMVA e a Aicep, prevê também dar prioridade a investimentos de consolidação dinamização do tecido econômico e a concentração das empresas, atrair novos investimentos em Investigação [pesquisa] e Desenvolvimento (I&D) e apoiar estratégias de localização empresarial, sobretudo pólos de tecnológicos e parques industriais.

À Agência Lusa, o presidente da AICEP afirmou que o protocolo se reveste de "uma grande relevância", pois trata-se da segunda região de Portugal mais importante em termos de atividade econômica. "A região do Vale do Ave é quase uma reserva de jovens na região Norte e surge como a segunda mais importante a seguir à Região do Porto", salientou Basílio Horta.

A Aicep pode ser um instrumento de cooperação para a captação do investimento em I&D (Investigação & Desenvolvimento) e a ligação ao pólo de inovação de polímeros e à Universidade do Minho, disse Basílio Horta à Lusa, adiantando que a Aicep Parques poderá igualmente por à disposição dos investidores a sua experiência neste domínio.

As exportações da região do Vale do Ave representam 4% do total das vendas de Portugal ao estrangeiro, e é uma zona onde estão implantadas 70% das empresas têxteis portuguesas, bem como muitas empresas do setor do calçado.

A região do Vale do Norte representa também 41% das exportações da Região Norte do país.

Basílio Horta referiu também que a Aicep pode cooperar igualmente através da rede de 41 escritórios espalhados pelo mundo e potenciar a captação de investimento e os negócios no Vale do Ave.

Adiantou que se trata igualmente de uma "ajuda política para dar uma resposta eficaz à situação de desemprego nesta região do país".
Hospedagem: UOL Host