UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/09/2009 - 11h12

Venezuela quer apoio português para energias alternativas

Caracas, 19 set (Lusa) ? O ministro português da Economia e Inovação declarou na capital Caracas que a Venezuela quer que Portugal tenha uma contribuição importante num projeto de energias alternativas para a região do Caribe.

"O projeto em que a Venezuela está a apostar no desenvolvimento de energias renováveis, de energias alternativas aqui nos países do Caribe é um projeto que é muito querido à Venezuela", disse Santos.

O governante falava à Agência Lusa pouco depois de se reunir com o ministro venezuelano do Poder Popular para a Energia e Petróleo, Rafael Ramírez.

"Há um grande interesse na área de energias renováveis, de poder desenvolver um trabalho de consultoria, de apoio técnico na definição de um plano para a energia a curto, médio e a longo prazo na Venezuela, que explore as fontes alternativas de energia, mas também levar a cabo um projecto que sirva de exemplo para os países do Caribe", frisou.

Por outro lado, ele explicou que durante a reunião tiveram "oportunidade de acordar os termos em que se vai proceder a um conjunto de pagamentos de compromissos assumidos utilizando o fundo que foi criado aquando do acordo celebrado pelo senhor primeiro-ministro [José Sócrates] e o presidente Chávez".

"Também celebramos quatros novos contratos em áreas de materiais de construção, por um lado, e na área de energia, que se vêm adicionar aos contratos anteriormente celebrados e que sinalizam o facto de que a relação está viva, está dinâmica e continuamos a apostar no reforço desta relação", afirmou o ministro luso.

Para Teixeira dos Santos, "é uma boa notícia o fato de a PDVSA (Petroléos da Venezuela S.A.) ter decidido instalar em Lisboa o seu centro de negócios para a Europa e norte de África".

"Isto é uma aposta que está a valer a pena que se está a desenvolver e que estamos empenhados em trabalhar no sentido de aprofundarmos e desenvolver ainda mais esta relação", concluiu.
Hospedagem: UOL Host