UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

21/09/2009 - 14h21

Portugal Telecom reforça investimentos no Timor Leste

Lisboa, 21 set (Lusa) - A Portugal Telecom (PT) anuncia na terça-feira em Díli, capital timorense, o novo plano estratégico para o Timor Leste, onde a operadora portuguesa quer reforçar os investimentos e desenvolver projetos que massifiquem o acesso às telecomunicações e à sociedade de informação.

"A nossa presença em Timor é estratégica e queremos implementar projetos que massifiquem rapidamente o acesso a telecomunicações e à sociedade de informação, dando mais e melhores serviços aos timorenses", afirmou à Agência Lusa o presidente da companhia, Zeinal Bava.

A equipe da PT está na Ásia para a criação de novas parcerias e vai anunciar o plano estratégico que visa ampliar os investimentos no setor.

Para isso, Bava tem agendados vários encontros com as autoridades timorenses e acionistas da Timor Telecom, onde a operadora portuguesa detém uma participação majoritária e a gestão da operação. Atualmente, a empresa atua no mercado fixo e móvel, tendo hoje cerca de 220 mil clientes e 68% de cobertura móvel.

Esta é a primeira vez que um presidente executivo da Portugal Telecom visita Timor, o que mostra a aposta e o compromisso com a sua participada e com a região, onde é o maior empregador - 1.100 pessoas, direta e indiretamente - e já investiu neste sector mais de US$ 47 milhões.

Através da sua participada Timor Telecom, a PT foi pioneira no investimento no país, tendo desenvolvido desde o início toda a infra-estrutura e o sistema de telecomunicações, abrindo-se agora uma nova fase na estratégia da empresa com a implementação de novos serviços e soluções de comunicações.

A PT já assinou novos acordos de parceria com empresas nesta região, com as coreanas LG e Samsung e as chinesas ZTE e Huawei, reforçando uma estratégia de criação de parcerias com as empresas líderes nas áreas de inovação e tecnologia que lhe permitirá testar novas tecnologias em primeira-mão, adaptando-as às necessidades dos diferentes mercados onde atua.

Recentemente, a operadora vendeu a sua participação na marroquina Meditel, com o objetivo de investir nos mercados e participações que considera estratégicos.

A PT tem hoje participações estratégicas em operadores líderes nos 13 países onde atua, com especial enfoque no mercado brasileiro e africano, possuindo mais de 65 milhões de clientes e com metade das suas receitas já provenientes dos negócios internacionais.
Hospedagem: UOL Host