UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

22/09/2009 - 18h49

Eventos de montadoras projetam imagem de Portugal

Lisboa, 22 set (Lusa) - Portugal é cada vez mais um alvo da preferência das montadoras de automóveis para apresentações mundiais e internacionais dos novos modelos. Só em setembro, 380 jornalistas vieram a Portugal experimentar o novo Série 5 Gran Turismo da BMW.

Desde 2 de setembro, cerca de 30 carros BMW série 5 Gran Turismo estão prontos para dar a largada com centenas de jornalistas internacionais ao volante. O objetivo é divulgar o novo modelo em escala mundial.

De acordo com o secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Hélder Pedro, Portugal "tem sido escolhido, sobretudo nos últimos cinco anos, por muitas marcas como palco para as suas apresentações mundiais ou internacionais", atraindo a Portugal "milhares de pessoas" e promovendo a imagem e o turismo do país.

O ex-organizador dos Salões Internacionais do Automóvel, em Lisboa e no Porto, Carlos Vicente Rosa destaca o "exotismo" de Portugal, "o valor agregado" deste eventos e o seu "efeito multiplicador".

"Vêm sempre muitos jornalistas que nunca estiveram em Portugal e que depois, além de escreverem sobre o carro, escrevem sobre o país. Antigamente, os destinos escolhidos para as apresentações eram sempre a Itália, a França e a Suíça, mas desde há uns anos têm vindo para cá, o que mostra que Portugal ainda tem capacidade para surpreender", disse.

BMW, Fiat, Audi, Volkswagen, Skoda e Toyota são apenas algumas da marcas que escolheram Portugal para lançar novos modelos.

Algumas marcas destacam o clima, paisagens, infraestruturas, qualidade das estradas, oferta hoteleir e até os autódromos de Estoril e de Portimão para eventos esportivos.

Apesar disso, admitem que Portugal "perde pontos" a favor de países europeus mais centrais e apontam como desvantagens o reduzido número de voos diretos.
Hospedagem: UOL Host