UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

22/09/2009 - 08h37

Valorização do euro é consistente com melhora, diz Berlim

Frankfurt, 22 set (Lusa) - A recente valorização do euro é consistente com os desenvolvimentos econômicos na região de moeda única, considerou nesta terça-feira o presidente do banco central alemão Alex Weber, numa entrevista à agência Market News International.

"Houve alguns dados mais fortes da zona do euro comparados com alguns outras regiões", disse Weber, que faz também parte do conselho dos governadores do Banco Central Europeu (BCE). "Penso, portanto, que o comportamento dos mercados cambiais não está desalinhado em relação a estes desenvolvimentos dos últimos meses", acrescentou.

Weber destacou, no entanto, não ter ainda chegado o momento de abandonar as medidas de estímulo tomadas pelos bancos centrais e os governos e considerou adequado o nível atual das taxas de juro.

O responsável admitiu a existência de um risco de regresso da inflação quando o ciclo do crédito recuperar no próximo ano.

"A circulação de moeda e de oferta de crédito poderá aumentar, e por isso, a prazo, uma pressão inflacionária poderá voltar a emergir - em particular se a política monetária mais folgada mantiver-se por demasiado tempo", declarou, de acordo com a MNI.

O euro atingiu hoje o nível mais alto - aproximando-se dos US$ 1,48 -, patamar que não atingia desde o 23 de setembro de 2008.
Hospedagem: UOL Host