UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/09/2009 - 15h21

Operadoras lusas devem faturar alto com internet móvel

Lisboa, 24 set (Lusa) - As operadoras de telecomunicações portuguesas deverão faturar mais de 100 milhões de euros neste ano somente com a internet móvel, disse nesta quinta-feira o presidente executivo da Vodafone em Portugal, António Coimbra, adiantando que atualmente o celular já representa 20% das receitas mensais.

António Coimbra falava no âmbito da apresentação do Vodafone 360, que tal como o Pond da TMN, apresentado esta semana pela Portugal Telecom, será um serviço agregador de contas multiplataforma. Ele reunirá num único aparelho ou computador contatos telefônicos, redes sociais, e-mail, entretenimento e conteúdos.

Segundo o presidente executivo da Vodafone, "a Internet é cada vez mais móvel", sendo que os dados móveis representam já no mercado português 600 a 700 milhões de euros das receitas geradas pelas operadoras.

No último ano, o tráfego móvel de dados mais que duplicou, e em termos de clientes, o portal Vodafone live! tem cerca de um milhão de usuários por mês e cerca de 100 mil clientes utilizam o Windows Live Messenger no celular, exemplificou.

Coimbra destacou as redes sociais, e em relação ao Facebook, - o site com maior crescimento em Portugal -, adiantou que mais de 65 milhões de clientes o acessam pelo celular.

Ele falava no âmbito da apresentação do serviço Vodafone 360 que vai chegar ao público na campanha de Natal com o topo de gama Vodafone 360 H1, da Samsung, e depois num segundo celular, o Vodafone 360 M1, também daquela marca, que terá preços mais reduzidos. Os dois aparelhos utilizarão o sistema operacional LiMo.

Coimbra adiantou que o novo serviço foi desenvolvido também para os sistemas operacionais Symbian, Android e Blackberry.

Além disso, a Portugal Telecom (PT) anunciou nesta semana que vai lançar em breve o Pond, um serviço inovador criado pelo Sapo e o primeiro a agregar conteúdos e contas online, tornando-as acessíveis a partir de um ponto único, o computador, o celular ou a televisão.

Com o Pond, que deverá chegar ao público português em outubro, passará a ser possível alimentar, mas agora de modo uniforme, as diferentes redes sociais virtuais via SMS, MMS e ainda através de e-mail, explicou a PT.
Hospedagem: UOL Host