UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/09/2009 - 19h53

Caracas propõe banco voltado para América do Sul e África

Caracas, 25 set (Lusa) - A Venezuela vai propor a criação de um banco para América do Sul e África durante a 2ª Cúpula América do Sul-África, neste fim de semana, na Ilha de Margarita, revelou o vice-ministro venezuelano das Relações Exteriores para África, Reinaldo Bolívar.

A reunião contará com a participação de 22 presidentes provenientes de ambas as regiões e será uma oportunidade para debater a construção de um mundo multipolar e o fortalecimento dos laços de fraternidade entre os dois continentes.

"Este mecanismo permitirá que os países envolvidos na Cimeira possam levar propostas e programas de ação para que as cúpulas não sejam uma simples declaração", ressaltou.

Bolívar explicou que a declaração final da cúpula incluirá um pedido de reforma do funcionamento da Organização das Nações Unidas (ONU) para que se coloque "ao serviço dos países que o integram".

Além da criação de um banco, os participantes vão analisar questões de caráter econômico, cultural, educativo, ambiental, energético e sanitário.
Hospedagem: UOL Host