UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/09/2009 - 10h33

Evento em Fortaleza reúne cerca de 300 empresas lusófonas

Fortaleza, 27 set (Lusa) - Cerca de 300 empresas que atuam nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) participam do Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa (VEENLP), em Fortaleza, em 28 e 29 de setembro, em busca de integração e intercâmbio comercial.

"As principais empresas que atuam em mais de um país da Comunidade, muitos deles com operações no Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde, estarão no encontro para oferecer uma visão atualizada dos negócios na língua portuguesa", afirmou Rômulo Alexandre Soares, presidente do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (CCPCB), entidade realizadora do evento.

Galp, Caixa Geral de Depósitos, Banco Espírito Santo, Brisa, Efacec, EDP, Martifer, Dom Pedro Hotéis, Sociedade Rebelo de Souza e Vila Galé são algumas das empresas portuguesas que marcarão presença.

A reunião também terá representantes das brasileiras Petrobras, Vivo e Bradesco, além do Banco BIC e o Banco Africano de Investimentos, de Angola, a Geocapital, de Macau e a Cabo Verde Airlines.

"O nosso objetivo é ampliar as trocas comerciais e abrir novas oportunidades de negócios através de parcerias, no âmbito dos países de língua portuguesa, um mercado de mais de 240 milhões de pessoas", afirmou Rômulo Soares.

O presidente do CCPCB observou ainda em comunicado que o formato atual do evento, envolvendo empresários dos oito países da CPLP, "é um imperativo histórico e econômico vital para que se possa reproduzir no comércio o que já ocorre no investimento externo direto português no Brasil".

Expectativas

Os organizadores esperam receber cerca de 1.000 pessoas, incluindo 300 estrangeiros, entre empresários e representantes dos oito países da CPLP.

Macau estará representado por uma delegação do Fórum Macau, chefiada pelo secretário-geral adjunto para os Países de Língua Portuguesa, Manuel Amante da Rosa, e que incluirá ainda os delegados de Moçambique, Angola e Timor Leste.

"Este encontro permitirá um incremento das relações comerciais entre os países de língua portuguesa", declarou Soares, acrescentando que o "triângulo Portugal, Brasil e Angola já está em velocidade cruzeiro, pretendendo-se agora o desenvolvimento das relações entre outros países lusófonos".

A programação conta com painéis, conferências e palestras de temas sobre turismo, infraestruturas, recursos naturais, agronegócios e inovações tecnológicas, além de rodadas de negócios.

"O VEENLP retomará o debate sobre a iniciativa do Conselho das Câmaras que contempla mudanças na legalização consular de documentos públicos, a fim de incentivar uma maior integração econômica entre esses dois países, já encaminhado às autoridades portuguesas e brasileiras", informou Rômulo Soares.

O evento vai abrigar a reunião da Direção do Conselho Empresarial da CPLP, "a primeira após a entidade ter apresentado ao Conselho de Ministros das Relações Exteriores da CPLP, em julho, em Cabo Verde, a criação de uma confederação empresarial".

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, deverá representar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura do Encontro de Negócios, na segunda-feira, a partir de 9 horas.

O VEENLP é uma realização do CCPCB, da Câmara Brasil Portugal no Ceará e do Governo do Estado e tem também a promoção do Conselho Empresarial da CPLP, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Prefeitura de Fortaleza.
Hospedagem: UOL Host