UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

30/09/2009 - 17h45

EDP Renováveis inaugura parque eólico próximo a Paris

Lisboa, 30 set (Lusa) - A EDP Renováveis inaugura, na quinta-feira, o parque éolico Vieux Moulin, localizado a uma hora de Paris, que será somado aos 193 megawatts brutos operados atualmente pela empresa no país

De acordo com o relatório referente aos resultados do primeiro semestre do ano, a EDP Renováveis detinha 193 MW brutos de capacidade instalada na França (71 MW mais que no mesmo período do ano passado).

No conjunto da Europa, a capacidade instalada da empresa totalizava 2.495 MW em junho, o que representa um crescimento de 579 MW nos últimos 12 meses.

No final do primeiro semestre, somava na Europa 760 MW em construção, dos quais 477 MW se localizam na Espanha, 133 MW em Portugal e 151 MW no resto do continente.

Na Espanha, principal mercado europeu da EDP Renováveis, a empresa aguarda com expectativa o resultado de uma licitação para a construção de 40 parques eólicos nas Astúrias.

Segundo a edição de terça-feira do Diário Económico, se a empresa vencer a disputa, conseguirá triplicar sua operação no país. O resto da Europa, no universo da EDP Renováveis, inclui França, Bélgica, Polônia e Romênia.

A companhia detém ativos operacionais na França e na Bélgica. Na Polônia, tem capacidade em construção e projetos em desenvolvimento, enquanto na Romênia a empresa possui somente este último tipo de investimento.

Na França, a EDP Renováveis utiliza um modelo de remuneração misto. No sistema atual, a remuneração para os primeiros dez anos corresponde a 82 euros por MW, indexados à inflação.

Entre 11 e 15 anos, dependendo do load factor (nível de produção frente ao máximo da capacidade produtiva), os parques eólicos recebem 82 euros por MW em 2.400 horas, valor que cai para 28 euros por MW em 3.600 horas.
Hospedagem: UOL Host