UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/10/2009 - 08h23

Produção de azeite em Portugal registra alta de 42%

Lisboa, 1° out (Lusa) - A produção portuguesa de azeite cresceu 42% na última campanha, em relação à anterior, e o mercado nacional representa já 150 milhões de euros, segundo dados da Casa do Azeite-Associação do Azeite de Portugal.

Segundo a Casa do Azeite, a campanha de 2008-2009 "superou as expectativas do setor", com a produção nacional crescendo e as exportações também.

O início da campanha 2009-2010 é assinalado esta quinta-feira com a realização das primeiras Jornadas do Azeite, em Abrantes, promovidas pela Gallo.

Portugal é, atualmente, o quarto maior produtor a nível europeu, região que produz 75% do azeite consumido a nível mundial, com 42 mil toneladas em volume produzido em 2008.

Além do aumento da produção nacional em 42%, também se verificou em 2008 um aumento das exportações em 19% para 25 mil toneladas de azeite.

"O azeite nacional representa 5% do volume exportado no segmento de produtos alimentares e bebidas", afirma a Casa do Azeite.

"Trata-se de um setor tradicional em fase de grande crescimento em Portugal", acrescenta.

O consumo "per capita" em Portugal passou de uma média de 3,3 quilogramas no início dos anos 90 para um nível atual de 7 quilogramas "per capita".

As Jornadas do Azeite vão debater vários temas, como as diferenças entre os vários tipos de olival e a sua influência no processo de produção, e a qualidade na seleção dos azeites.

O objetivo, segundo o presidente-executivo da Gallo World Wide e também presidente da Casa do Azeite, Pedro Cruz, é "cruzar experiências e conhecimentos, tendo em vista mais qualidade e especialização na produção de azeite".

A Gallo World Wide detém 30% de cota de mercado, tendo vendido, em 2008, 15 milhões de litros de azeite em Portugal.
Hospedagem: UOL Host