UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/10/2009 - 18h53

Ministro britânico fomenta investimentos em Cabo Verde

Cidade da Praia, 5 out (Lusa) - O ministro britânico dos Assuntos Internos para o Narcotráfico, Alan Campbell, disse nesta segunda-feira que Cabo Verde é um bom país para receber investimentos e que dá confiança aos investidores externos, devido à boa governança que tem demonstrado.

Campbell, que fez nesta segunda-feira uma visita de 24 horas ao país para discutir segurança e narcotráfico, se encontrou pela tarde com o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, para analisar a cooperação no domínio da segurança e do narcotráfico e as relações bilaterais.

Ao fim do encontro, Alan Campbell afirmou que, além da segurança, tema já debatido pela manhã com o chefe da diplomacia cabo-verdiana, José Brito, foram discutidas questões como as relações bilaterais, especificamente o investimento britânico em Cabo Verde.

"Discutimos uma série de outras questões. Não só no que já foi feito em termos de investimento britânico, mas também no que poderá vir a ser feito. O governo deu importantes passos para criar uma política atraente para os investimentos e isso é, no fundo, o que interessa para o desenvolvimento e para os investidores", disse.

"Cabo Verde dá confiança aos investidores estrangeiros através da sua boa governança e boa gestão, e foi isso que viemos fazer aqui, confirmar que o governo segue nessa linha. Aliás, Cabo Verde é também um bom país para visitar, pois é muito bonito", assegurou.

A aproximação entre Reino Unido e Cabo Verde verifica-se não só no âmbito diplomático, mas também no quadro das relações econômicas, pois a presença de operadores privados, ligados ao setor da indústria imobiliária turística, tem contribuído para atrair mais visitantes ingleses às ilhas do arquipélago.

Nessa esfera, destacam-se as ligações aéreas, através de voos "charter" de Manchester para a ilha do Sal.

O investimento turístico na zona de São Francisco, 20 quilômetros a nordeste da Cidade da Praia, e os projetos turísticos já anunciados para outros pontos do país também estiveram em foco, assim como a proposta de formação em língua inglesa para funcionários públicos.

Em junho deste ano, Cidade da Praia e Londres assinaram um Memorando de Entendimento sobre a realização de operações de vigilância conjunta, com embarque das forças da Guarda Costeira e da Polícia Judiciária de Cabo Verde (CV Ledet) em navios da Marinha britânica.

O ministro britânico, que chegou à Cidade da Praia na madrugada desta segunda-feira, também teve uma reunião de trabalho com a ministra cabo-verdiana da Reforma do Estado e da Defesa Nacional, Cristina Lima, que oferecerá a ele um jantar esta noite.

Campbell, que deixa Cabo Verde na madrugada desta terça-feira em direção ao Senegal, seguindo depois para a Nigéria, é acompanhado pelo diretor-regional da Agência de Combate ao Crime Organizado para a África Ocidental, Jon Hudson, e pelo embaixador do Reino Unido em Dacar, Christopher Trott.
Hospedagem: UOL Host