UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/10/2009 - 11h54

Trichet diz que emergentes devem valorizar suas moedas

Istambul, 5 out (Lusa) - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmou nesta segunda-feira que algumas economias emergentes deveriam permitir a valorização de suas moedas frente ao euro e ao dólar.

Algumas divisas "têm, a médio prazo, de se valorizar frente ao dólar e ao euro", disse Trichet em entrevista ao canal de televisão da agência de informação financeira Bloomberg, em Istambul.

Trichet se soma, assim, à ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, ao sugerir que a China e outras economias emergentes deveriam compartilhar mais a carga, enquanto as taxas de câmbio se ajustam ao reequilíbrio da economia global.

Nesta segunda-feira, em entrevista, Lagarde disse que a recuperação econômica na Europa não justificava ganhos adicionais do euro em relação ao dólar.

A moeda europeia subiu 16% frente à divisa norte-americana desde o começo de março, o que pode afetar o crescimento econômico dos 16 países da União Europeia, ao encarecer as exportações das nações do bloco.
Hospedagem: UOL Host