UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/10/2009 - 17h08

Venezuela adota padrão brasileiro e japonês de TV digital

Caracas, 6 out (Lusa) - A Venezuela vai adotar o padrão nipo-brasileiro para desenvolver o sistema de televisão digital nacional, revelou nesta terça-feira o ministro venezuelano da Ciência e Tecnologia, Jesse Chacón.

"A Venezuela assume como padrão de TV digital o ISDB-T, com as melhorias introduzidas pelo Brasil (?) no mecanismo de compressão de dados. Em vez de mpg2, trabalharemos com mpg4", explicou o ministro em coletiva de imprensa, onde informou que o sistema de televisão analógico será desativado em 2018.

"É reconhecido hoje como o melhor padrão de televisão digital e é o único que permite ter alta definição e definição padrão em televisão digital no mesmo instante", destacou.

Durante vários meses, as autoridades venezuelanas avaliaram as opções oferecidas por China, Europa e Japão, e optaram pelas modificações brasileiras ao padrão japonês, por considerar que as melhorias introduzidas na compressão de dados e interface fazem com que se adapte mais à América Latina.

Chacón disse que a decisão se deve também à versatilidade do ISDB-T quanto à televisão fixa e móvel.

"Poderemos transmitir para os equipamentos móveis sem qualquer tipo de custo (adicional) para quem usa o serviço", destacou.

Além de Venezuela, Brasil, Argentina, Chile e Peru optaram pelo padrão japonês.
Hospedagem: UOL Host