UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

07/10/2009 - 08h37

Londres vence como melhor cidade europeia para negócios

Lisboa, 7 out (Lusa) - Londres é considerada pelo 20º ano consecutivo a cidade preferida pelos executivos europeus para localizar negócios, destaca um estudo 'European Cities Monitor', publicado pela consultora imobiliária Cushman & Wakefield.

A capital britânica ocupa esta posição desde 1990, primeiro ano em que o estudo foi realizado, enquanto Paris e Frankfurt mantêm o 2º e 3º lugares, respectivamente.

Barcelona, Bruxelas, Madri, Munique, Amesterdã, Berlim e Milão ocupam as posições seguintes, até o 10º lugar.

Lisboa desceu esta ano uma posição, ocupando o 17º lugar, tendo subido em alguns fatores, como a qualidade das telecomunicações, qualidade de vida, acesso a mercados, qualificação de mão-de-obra e transportes nacionais e internacionais.

A capital portuguesa foi ainda considerada a 4ª cidade com melhor relação qualidade/preço em relação a espaços de escritório e custo de mão-de-obra.

O European Cities Monitor baseia-se em entrevistas a administradores e diretores gerais, responsáveis pela localização das 500 maiores empresas da Europa e compara as 34 melhores localizações europeias e o seu desempenho em termos empresariais.

Par tal desempenho o estudo levou em consideração vários critérios, principalmente os transportes, telecomunicações, acesso aos mercados, disponibilidade e qualificação da mão-de-obra, custos dos escritórios e qualidade de vida.

Ainda segundo o documento, Varsóvia, na Polônia, é considerada a cidade com entrada de maior número de novas empresas nos próximos cinco anos, destronando Moscou, que desceu para o segundo lugar deste ranking.

Todas as cidades da Europa Central e do Leste subiram posições devido principalmente à sua adesão à União Europeia.
Hospedagem: UOL Host