UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

07/10/2009 - 14h24

Parlamento da UE cria comissão para avaliar impacto da crise

Bruxelas, 7 out (Lusa) - O Parlamento Europeu constituiu nesta quarta-feira em Bruxelas uma comissão especial para avaliar o impacto da crise econômica e financeira nos Estados-membros da União Europeia (UE) e propor medidas para reconstruir, a longo prazo, mercados financeiros sólidos e estáveis.

A constituição da comissão, que será formada por 45 eurodeputados e terá mandato de um ano, será definida nesta quinta-feira, durante a minissessão plenária que acontece em Bruxelas.

A comissão especial deverá apresentar um relatório preliminar dentro de seis meses e outro no final de seu mandato, podendo, nesses documentos, emitir recomendações referentes a medidas ou iniciativas a serem adotadas, em colaboração com os comitês permanentes do Parlamento.

Na esfera de suas atribuições, a comissão poderá organizar audições com os Parlamentos e os governos nacionais, assim como com representantes da comunidade científica, das empresas e da sociedade civil, incluindo os parceiros sociais.

"Devemos retirar lições desta crise econômica e financeira, de modo a garantir que não se repita no futuro. Os eurodeputados vão avaliar a eficácia das medidas adotadas pela UE e pelos Estados-membros para aliviar a crise. Esta comissão especial será um fórum importante para esse fim", afirmou nesta quarta o presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek.
Hospedagem: UOL Host