UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

08/10/2009 - 10h43

Presidência espanhola da UE defenderá emprego de qualidade

Madri, 8 out (Lusa) - A Espanha vai aproveitar a Presidência da União Europeia (UE), no primeiro semestre de 2010, para impulsionar um pacto europeu para o emprego de qualidade, anunciou nesta quinta-feira a vice-presidente do governo espanhol, María Teresa Fernández de la Vega.

A política fez o anúncio ao corpo diplomático espanhol credenciado nos países da UE, a quem explicou os objetivos e prioridades da Presidência espanhola do bloco europeu.

Antecipando a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, De la Vega insistiu em que a estratégia, depois da implementação desse convênio, deve se centrar "em um grande pacto para a promoção do diálogo social e do emprego" e em garantir que "as empresas, mas também os trabalhadores, são escutados".

Esta será uma das tarefas prioritárias para o governo, que trabalhará para pôr em andamento a Agência sobre o Trabalho Decente e o Pacto Mundial para o Emprego.

Igualmente prioritário para o semestre espanhol será estimular a recuperação econômica e promover modelos de crescimento estáveis e sustentáveis, baseados em apostas "na inovação" e "criando emprego de qualidade".

A vice-presidente do governo espanhol considerou que outra das linhas centrais do semestre espanhol será reforçar a coerência da UE e, nesse sentido, destacou que a entrada em vigor do Tratado de Lisboa será "uma verdadeira prova de fogo".

"Já passou a hora dos céticos. Isso foi entendido também pelos irlandeses e hoje sabemos que, quanto mais coordenadamente atuarmos na Europa, mais eficazes seremos", afirmou.
Hospedagem: UOL Host