UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/10/2009 - 17h36

Banif completa aumento de capital para 490 milhões de euros

Lisboa, 12 out (Lusa) - O banco Banif passou a deter 100% da Tecnicrédito, dona do Banco Mais, completando com sucesso o reforço de capital de 140 milhões de euros que eleva o capital social do banco para 490 milhões de euros.

"Os acionistas da Tecnicrédito efetuaram integralmente as entradas em espécie correspondentes às 17,5 milhões de ações representativas de 100% do capital da instituição, efetivando-se desta forma a segunda parcela do aumento de capital da Banif SGPS para 490 milhões de euros", informou a instituição em comunicado.

O banco explicou que este reforço de capital estava também associado à emissão de até 70 milhões de valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis (VMOC) que foram também integralmente subscritos.

"Em simultâneo, foi ainda integralmente realizado um aumento do capital social do Banif - Banco Internacional do Funchal de 416 milhões de euros para 566 milhões de euros por entradas em dinheiro através da emissão de 30 milhões de novas ações com o valor nominal de cinco euros, a subscrever pela Banif Comercial SGPS", diz o comunicado.

Aquisição

Após esta operação, a Banif SGPS mantém o controle (indireto) de 100% do capital social e direitos de voto do Banif - Banco Internacional do Funchal.

"No exercício dos direitos de preferência na subscrição foram subscritas 68.955.791 ações, representativas de 98,51% do total de ações a emitir no âmbito da presente Oferta Pública de Subscrição, tendo ficado disponíveis para rateio 1.044.209 ações", revelou o banco em outro comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Os pedidos suplementares de ações em rateio totalizaram 85.886.975 ações, isto é, a procura excedeu a oferta.

"Mais se informa que já foi requerida a admissão à negociação ao mercado regulamentado gerido pela Euronext Lisboa da totalidade das 140 milhões de ações a emitir correspondentes à primeira tranche do aumento de capital social da emitente de 350 milhões de euros para 490 milhões de euros", finalizou o Banif.
Hospedagem: UOL Host