UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/10/2009 - 10h10

Cliente moçambicano pré-pago terá serviço blackberry

Maputo, 13 out (Lusa) ? A mCel, a maior operadora de telefonia celular em Moçambique, lançou nesta terça-feira em Maputo o serviço BlackBerry ampliado a todos os consumidores e promete chegar a todos os distritos ainda este ano.

A operadora entrou a partir de hoje numa "nova era, porque o telemóvel deixou de ser para fazer chamadas e mandar sms para passar a ser uma ferramenta de trabalho", disse na apresentação do serviço um dos responsáveis da empresa, Benjamin Fernandes.

Gomes Zita, administrador delegado da mCel, disse também aos jornalistas que a empresa conta até o fim do ano ter "cem por cento de cobertura distrital".

O serviço BlackBerry, que combina serviços de mail e internet no telefone ceular, já estava disponível em Moçambique desde o ano passado mas apenas para clientes com contrato, estando a partir de hoje acessível a toda a população.

"Dadas as especificidades do nosso mercado, a disponibilização do serviço aos nossos clientes pré-pago era inevitável e temos orgulho em sermos novamente os primeiros a fazê-lo em Moçambique", disse Gomes Zita.

Já este ano a mCel criou o serviço mCel online (que permite gerir contas através da Internet) ou a consulta de saldos via celular, prometendo a empresa mais novidades para breve, especialmente agora que se aproxima o verão.

Também este ano a operadora tem ampliado a cobertura do país, atingindo recentemente a totalidade da província de Sofala e estando para breve a totalidade da província de Niassa.

Ampliou também a rede 3G a seis cidades, prevendo chegar também a Tete e Pemba (norte) antes do final do ano.

Em Moçambique há cerca de 4,4 milhões de usuários de celular e duas operadoras, a mCel, Moçambique Celular, empresa pública, e a Vodacom, do grupo sul-africano Vodacom.

O governo moçambicano vai abrir o mercado a uma terceira operadora, cujo concurso será lançado até setembro de 2010

O presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava, já admitiu participar no concurso, mas disse que dependeria dos seus termos e condições.
Hospedagem: UOL Host