UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/10/2009 - 08h58

Confiança do empresário alemão diminui em outubro

Berlim, 13 out (Lusa) - O índice de confiança dos investidores e analistas alemães recuou em outubro para 56 pontos, contra 57,7 no mês anterior, anunciou nesta terça-feira o instituto de conjuntura Zew.

Porém, a queda não era esperada por analistas consultados pela agência de informações financeiras Bloomberg, que apontavam, em média, para uma subida para 58,8 pontos.

O índice ZEW do sentimento econômico mede as expectativas dentro de seis meses e é elaborado mensalmente pelo instituto de conjuntura Zew, com base em uma pesquisa.

A economia alemã deverá crescer 0,75% no terceiro trimestre após o Produto Interno Bruto (PIB) ter expandido 0,3% no trimestre anterior, disse o presidente do Banco central alemão, Alex Weber em 3 de outubro. No entanto, a retomada "continua a depender dos apoios das políticas monetária e fiscal, que não deverão ser retirados demasiado rapidamente", frisou.

O aumento do desemprego continua a pesar sobre as perspectivas de retoma. De acordo com o Bundesbank deverá subir para 10,5 % da população activa em 2010, contra os atuais 8,2 %.
Hospedagem: UOL Host