UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

20/10/2009 - 12h50

Novo aeroporto de Maputo deve ficar pronto em junho de 2010

Maputo, 20 out (Lusa) - As obras de construção de novos terminais internacional e de carga do Aeroporto Internacional de Maputo estão acontecendo a "bom ritmo", apesar de "pequenos constrangimentos", devendo estar concluídas até Junho de 2010, garantiu nesta terça-feira o diretor de modernização e ampliação do empreendimento, Acácio Tuendene.

Ele também afirmou que o governo moçambicano "está satisfeito" com o empreiteiro chinês, a Anhui Foreign Economic Construction.

"Estamos satisfeitos com o decurso das obras e com a performance, a qualidade do trabalho do empreiteiro chinês", afirmou o diretor durante uma visita de jornalistas ao empreendimento a convite da empresa Aeroportos de Moçambique.

Contudo, "temos pequenos constrangimentos no parque de estacionamento, mas também estamos a trabalhar no sentido de melhorarmos a via de saída do aeroporto", disse Tuendene.

O projeto está avaliado em cerca de US$ 75 milhões, cujo financiamento será feito em forma de empréstimo pelo banco chinês Eximbank.

A obra, também com olho na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, vai dar ao aeroporto capacidade para 900 mil passageiros por ano e empregará aproximadamente mil trabalhadores.

No início deste ano, a empresa Aeroportos de Moçambique e a empreiteira chinesa Anhui Foreign Economic Construction assinaram um acordo de remodelação do Aeroporto Internacional de Maputo visando a construção de um novo terminal internacional de passageiros.

Nos termos do acordo será ainda construída uma plataforma de estacionamento para as aeronaves, um novo pavilhão VIP e respectivos acessos, um estacionamento e um terminal de carga.

De acordo com Tuendene, o atraso deve-se à chegada tardia do material de construção, no entanto, "já foram tomadas medidas para compensar o prazo", pois, os trabalhadores "vão trabalhar em turnos".

O aeroporto da capital moçambicana foi construído na década de 1960 para atender 60 mil passageiros por ano, mas hoje é procurado por cerca de 600 mil pessoas.
Hospedagem: UOL Host