UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

02/11/2009 - 15h55

Japão doa trigo para Moçambique superar crise alimentar

Maputo, 2 nov (Lusa) ? O Japão doou nesta segunda-feira 30 mil toneladas de trigo a Moçambique, avaliadas em mais de seis milhões de euros, para ajudar o país a enfrentar o déficit do alimento, que é de cerca de 250 mil toneladas.

A doação começou a ser transferida do navio que fez o transporte do Japão até aos silos do Porto da Matola, cerca de 15 quilômetros da capital Maputo, na presença de membros do governo e dos jornalistas.

Em discurso, o ministro moçambicano da Indústria e Comércio, António Fernando, disse que o trigo será vendido abaixo do preço do mercado nas cidades de Maputo, sul, Beira centro, e Nampula, norte do país.

"O resultado da venda, que poderá rondar cerca de US$ 7 milhões, será usado em projetos de desenvolvimento e combate à pobreza no país", afirmou Fernando.

O apoio vai ajudar Moçambique a suprir o déficit de trigo, que atinge anualmente 250 mil toneladas, além de contribuir para a estabilização do preço do cereal.

Segundo Fernando, a ajuda tem sido determinante na redução do déficit de arroz, que chega anualmente às 400 mil toneladas.

Por outro lado, o embaixador do Japão em Maputo, Susumo Segawa, afirmou que "a doação reflete a preocupação do povo japonês com a situação de insegurança alimentar que o povo amigo de Moçambique enfrenta".

"O povo japonês conhece o valor da ajuda alimentar, porque também recebeu comida quando mais precisou, depois da devastação provocada pela segunda guerra mundial", enfatizou Segawa.

O apoio alimentar do Japão a Moçambique começou em 1977 e já ultrapassa US$ 144 milhões.
Hospedagem: UOL Host