UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/11/2009 - 14h55

BC europeu indica fim de parte de ajuda emergencial anticrise

Frankfurt, 5 nov (Lusa) - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, indicou nesta quinta-feira que vão começar a ser retiradas parte das medidas de injeção de liquidez tomadas em caráter emergência para combater a maior recessão desde a 2ª Guerra Mundial.

"Nem todas as nossas medidas para assegurar a liquidez serão necessárias com a mesma extensão do que no passado" à medida que a economia se recupera, disse Trichet na entrevista coletiva dada em Frankfurt após o anúncio das decisões de política monetária do BCE.

Como esperado, a instituição manteve as suas taxas inalteradas, com a principal taxa diretora no mínimo histórico de 1%.

"O Conselho de governadores vai assegurar que as medidas extraordinárias tomadas serão retiradas de modo atempado e gradual e a liquidez oferecida absorvida, de modo a conter efetivamente qualquer ameaça para a estabilidade dos preços à médio e longo prazo", afirmou.

Trichet voltou hoje a considerar "apropriado" o atual nível das taxas de juro e indicou que a decisão de manutenção das taxas foi tomada "por unanimidade" dos membros do conselho de governadores.

A economia da zona do euro vai recuperar-se progressivamente nos próximos meses, mas a retomada continua rodeada de incertezas elevadas, disse ainda Trichet.

As últimas estatísticas confirmam a hipótese do BCE, que aponta para uma "retoma econômica progressiva em 2010", explicou.

Mas as incertezas que pesam sobre este cenário continuam "elevadas", advertiu, quando a economia é atualmente sobretudo sustentada por planos de apoios governamentais.

Do lado da inflação, o BCE espera um retorno a "taxas positivas nos próximos meses", após cinco meses de contração dos preços em termos comparativos.

Mas "a estabilidade dos preços será mantida a médio prazo", acrescentou, confirmando deste modo que o BCE não vê nenhum risco de inflação futuro e não está a considerar cenário de deflação.
Hospedagem: UOL Host