UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/11/2009 - 09h08

Portucel vai deter 4% das exportações lusas com nova planta

Lisboa, 5 nov (Lusa) - A nova fábrica de papel da Portucel em Setúbal, centro de Portugal, que será inaugurada sexta-feira, vai permitir aumentar a produção anual do grupo, passando a representar 4% do total das exportações portuguesas em 2010.

A nova unidade, onde foram investidos 550 milhões de euros para atingir uma produção anual de 500 mil toneladas, começou a ser testada em agosto e será formalmente inaugurada na sexta-feira pelo presidente da República, Cavaco Silva.

Além disso, a planta permitirá a integração em papel de 100% da pasta produzida no complexo de Setúbal e vai aumentar a produção anual da Portucel para 1,5 milhão de toneladas.

O investimento da Portucel, juntamente com a duplicação de pasta da Celbi, vai permitir aumentar as exportações da indústria papeleira portuguesa para cerca de 2 bilhões de euros em 2012, de acordo com o diretor-geral da Associação da Indústria Papeleira, Armando Goês.

Atualmente, Portugal fatura 1,7 bilhão de euros em pasta e papel, dos quais 1,4 bilhão são exportados.

A Portucel continua ampliando sua cota de mercado no mercado europeu, tendo vendido no primeiro semestre deste ano mais 20 mil toneladas de papel, apesar da queda de 16% no consumo do produto na Europa e Estados Unidos.
Hospedagem: UOL Host