UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/11/2009 - 09h29

Líderes do G20 debatem fim de estímulos às economias

Lisboa, 6 nov (Lusa) - Os responsáveis pelas vinte maiores economias do mundo (G20) reúnem-se a partir desta sexta-feira, em Saint Andrews, na Escócia, para discutir a retirada dos estímulos dados às economias na sequência da crise econômica global.

O momento ideal e o modo como esses estímulos serão retirados às economias serão os temas no centro do debate dos responsáveis pelas Finanças dos 20 países mais ricos do mundo.

O objetivo é definir a sequência da retirada dos incentivos econômicos aos vários países e a transição das economias de um período de crise para um período mais estável e regularizado sem que isso prejudique a recuperação das economias mais debilitadas.

Os países têm de escolher o momento certo para retirar os estímulos à economia sob risco de voltarem a sofrer uma recessão, caso sejam retirados cedo demais, e de fazerem disparar a inflação, caso sejam retirados tarde demais.

A coordenação entre os países é fundamental no delinear da estratégia de saída, uma vez que podem prejudicar outros mais frágeis ou que sejam dependentes de economias maiores.
Hospedagem: UOL Host