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07/11/2009 - 19h15

Portugal Telecom adota modelo de fatura

Lisboa, 7 de nov (Lusa) - A Portugal Telecom (PT) mudou as faturas que envia aos clientes - cerca de dois milhões mensalmente ? e adotou um modelo que garante ser "bastante mais simples e direto".

Na próxima semana, começa a chegar à casa dos clientes Meo e de telefonia fixa a nova conta, "mais simples e objetiva, mais intuitiva e mais fácil de consultar", disse uma fonte oficial da PT à Agência Lusa.

Após ouvir críticas e sugestões de muitos grupos e parceiros sociais, nasceu a nova fatura, que, segundo a Portugal Telecom, responde às perguntas mais relevantes dos clientes de forma mais direta: quanto tem que pagar, qual o período considerado e o prazo de pagamento, os contatos em caso de dúvida mais visíveis, os valores individuais já com Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) incluso, em um design e layout mais moderno, mais organizado e com letra maior.

Com isto, asseguram, a conta será "mais transparente". As mudanças atingem também os clientes que recebem a fatura eletrônica.

Há cerca de um ano e meio, a PT "iniciou a implementação de um processo de transparência e simplificação" de seu relacionamento com os clientes e daí surgiu a necessidade de mudança.

"A fatura personifica o momento de verdade na relação entre a empresa e os seus clientes, um momento em que tem de ser transparente e que não pode levantar dúvidas, nem causar grandes surpresas", explicou a empresa.

A Lusa questionou as estimativas de economia da companhia - com eventual redução de reclamações e até de processos -, assim como o investimento na renovação da fatura.

Fonte oficial disse apenas que se trata de "um investimento significativo" e que, mais do que poupanças, a mudança destacará "os benefícios de ser cliente da PT".

Ouvida no processo, a Associação de Defesa do Consumidor de Portugal (Deco) diz que as alterações são positivas, e lembra que existiam "alguns problemas de interpretação das faturas" e que a versão final apresentada, há dias, parece "um ato de transparência interessante".

"Estamos convencidos de que o fato de ser alterado o faturamento e de aparecer, agora, de uma forma mais legível vai prevenir, por um lado, situações de pedidos de informação e, por outro, evitar algumas situações de reclamação", explicou.

Assim, "é bom para os consumidores porque aumenta a transparência, prevenindo situações de conflito, é bom para a empresa porque retira também, eventualmente, algum contencioso", acrescentou a Deco.
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