UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/11/2009 - 14h30

Fundação Luso-Espanhola promove investimentos na África

Sevilha, Espanha, 12 nov (Lusa) ? Promover parcerias entre empresas portuguesas e espanholas e aumentar o investimento espanhol na África subsaariana são os objetivos centrais das jornadas empresariais que a Fundação Luso-Espanhola promove a partir desta quinta-feira em Sevilha (Espanha).

Os encontros de dois dias ? com o tema "Tempo e Futuro 2009" - contam ainda com a colaboração da Confederação de Empresários da Andaluzia e inserem-se nas ações da Fundação Luso-Espanhola para promover laços empresariais entre os dois países.

Para José António Silva e Sousa, vice-presidente da Fundação Luso-Espanhola, o encontro é uma oportunidade de capitalizar a crescente visibilidade do continente africano nos cenários político e econômico na Espanha.

"África está a entrar na agenda política e empresarial de Espanha, e é importante que Portugal acompanhe e contribua com o seu conhecimento e a sua experiência secular, nessa nova vertente da expansão econômica das empresas espanholas", disse.

Ana Palacio e António Martins da Cruz, antigos responsáveis diplomáticos da Espanha e de Portugal e o presidente da Fundação Luso-Espanhola, Ernâni Lopes, são alguns dos participantes dos encontros, de dois dias.

Sob o tema geral "África subsariana: uma janela de oportunidades para as empresas andaluzas e portuguesas" o encontro conta ainda com a participação dos embaixadores em Madri de Angola, Moçambique e Cabo Verde em Madri bem como diversos empresários e jornalistas.

Silva e Sousa explicou que Sevilha tem sido a sede escolhida para estes encontros da fundação porque a região da Andaluzia, "pela sua localização geográfica, dimensão econômica e qualidade de infra-estruturas", pode ser "um parceiro adequado para Portugal na criação de uma plataforma de intervenção econômica".

A Fundação Luso-Espanhola foi criada em 2000 e é presidida elo antigo ministro das Finanças Ernâni Lopes e integra os principais grupos empresariais de Portugal e da Espanha em torno do lema "dois países, um mercado orientado para a competitividade internacional".
Hospedagem: UOL Host