UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/11/2009 - 14h40

Em Paris, Douro mostra vantagens competitivas da região

Vila Real, 13 nov (Lusa) ? A região do Douro (norte de Portugal) tenta conquistar Paris no dia 25 deste mês com uma ação de internacionalização da antiga área demarcada do mundo como destino de excelência, aliando à paisagem seus vinhos, anunciaram nesta sexta-feira as entidades envolvidas na iniciativa.

O chefe da Estrutura de Missão do Douro (EMD), Ricardo Magalhães, considera que a região "reúne hoje condições para atrair turistas e investidores com um elevado perfil de exigência".

A primeira missão técnica de internacionalização do Douro busca promover o território junto a operadores, órgãos de decisão institucionais e imprensa especializada e também demonstrar as vantagens competitivas para quem pretende investir neste Patrimônio Mundial da Humanidade.

A organização classifica o mercado francês como um alvo prioritário no desenvolvimento turístico da região, na captação de visitantes e na exportação de vinhos do Porto e Douro.

A França ocupa a segunda posição no ranking dos países que mais enviam turistas ao Norte de Portugal e apresenta um perfil turístico com afinidades com as características patrimoniais, ambientais, paisagísticas e vitivinícolas da região do Douro.

Depois de Paris seguem-se outras capitais europeias e ainda Washington, em uma operação que dá continuidade a outras iniciativas, entre elas "O Mundo no Douro", que trouxe ao território 32 embaixadores que não conheciam a região.

A missão de internacionalização do Douro representa um investimento global de 130 mil euros (R$ 333 mil, ao câmbio atual).

A operação "place marketing" é organizada pela Fundação Museu do Douro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e a Estrutura de Missão do Douro, pelo Instituto dos Vinhos do Porto e Douro (IVDP) e pela Rota do Vinho do Porto (RVP).

A iniciativa conta ainda com o apoio operacional da Douro Azul, do Turismo de Portugal e da Agência para o Investimento e Comércio Externo (Aicep).

A missão, que acontece na Embaixada Portuguesa em Paris, inclui uma sessão de apresentação focada no Douro Patrimônio Mundial e na estratégia de desenvolvimento turístico em curso, um momento de "networking" e contatos informais com os convidados.

Na França acontecem também provas de vinhos do Douro e Porto.
Hospedagem: UOL Host