UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/11/2009 - 21h23

Lucro da Zon Multimédia sobe 21,8% no 3º trimestre do ano

Lisboa, 17 nov (Lusa) - Os lucros da Zon Multimédia subiram 21,8% no terceiro trimestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2008, até 11,9 milhões de euros, informou um comunicado divulgado nesta terça-feira à Comissão de Valores Mobiliários portuguesa (CMVM).

Desta forma, o resultado trimestral acabou sendo melhor que as perspectivas do mercado, já que a média da previsão de oito casas de investimento, à qual a Agência Lusa teve acesso, apontava para lucros de 7,86 milhões de euros.

O aumento do resultado líquido no trimestre é explicado pela empresa de telecomunicações pelo bom desempenho operacional.

Em termos acumulados, o lucro da Zon Multimédia caiu 19,5% até setembro frente ao mesmo período do ano passado e alcançou os 41 milhões de euros, o que se explica pelo aumento do custo das amortizações associado à alta do investimento em equipamento terminal para novos clientes.

O resultado dos primeiros nove meses do ano também surpreendeu o mercado, que previa uma queda dos lucros até 36,98 milhões de euros.

As receitas totais cresceram 8,0%, para 205 milhões de euros, sobretudo devido ao aumento em 9,8% do negócio principal ("core") da Zon: televisão por assinatura, banda larga e voz.

Os ganhos antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) subiram 11,3% no terceiro trimestre para 70,2 milhões de euros, e a margem do Ebitda cresceu para 34,3%, comparado com 33,2%.

A receita média por cliente (Arpu) cresceu 6,2% no terceiro trimestre, para 34 euros.

O investimento (capex) subiu 25,6%, até 53,4 milhões de euros.

A dívida financeira líquida aumentou 12,5% nos primeiros nove meses deste ano, aos 621 milhões de euros, em relação ao final de 2008.

A Zon Multimédia destaca que é líder no serviço Triple Play (telefone fixo, internet e televisão), com 435,9 mil clientes, tendo registrado um aumento anual de 19,3 pontos percentuais e uma penetração de 36,9%.

Em termos de serviços vendidos ao cliente (RGU), a companhia explica que aumentou 19,9%, para 2,1 serviços por cliente.

No último ano, foram vendidos 403,1 mil serviços e, no último trimestre, foram comercializados 135 mil serviços.

No ramo da televisão, houve um crescimento de base de clientes de 3,3 mil no último trimestre, para um total de 1.594,7 mil.

Na internet foi registrado, no terceiro trimestre, um aumento de 21,9 mil clientes, para 594,4 mil, e no telefone fixo uma alta de 50,6 mil usuários, aos 529,2 mil, explica a Zon.
Hospedagem: UOL Host