UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/11/2009 - 14h43

Banda larga móvel se expande na UE, indica relatório

Bruxelas, 18 nov (Lusa) ? Um relatório divulgado nesta quarta-feira, em Bruxelas, pela Comissão Europeia (Executivo da União Europeia) indica que Áustria, Suécia e Portugal são os três países do bloco com maior taxa de penetração da banda larga móvel.

A Áustria vem em primeiro lugar, com 13,8%, seguida pela Suécia, com 12,6%, por Portugal, com 10,8%, e pela Irlanda, com 8,3%.

De acordo com dados da Comissão Europeia, relativos a julho de 2009, em média um em cada quatro europeus (24%) possui uma linha de acesso a banda larga, sendo o número ligeiramente menor em Portugal (17,6%).

O relatório afirma que, em 2009, Portugal registrou um crescimento de 11,7%. Fora Luxemburgo, o país também foi um dos que teve crescimento superior ao de 2008, e a Comissão Europeia ressalta que isso aconteceu em um cenário de desaceleração econômica.

O Executivo da UE lembrou que o estudo mostra que a banda larga móvel ganha força na Europa, tendo crescido 54% desde janeiro, e atualmente atingiu uma taxa de penetração de 4,2% dos cidadãos. Neste caso, Portugal apresentou uma taxa de implantação muito superior à média europeia, de 10,8%.

De acordo com o documento, o acesso a banda larga com base nas tecnologias de comunicações móveis, que permitem, sobretudo, o acesso de computadores portáteis à internet, "está a ganhar força, em especial na Áustria, na Suécia, em Portugal e na Irlanda".

Em termos gerais, a Comissão Europeia destaca o fato de, "contra todas as expectativas", a internet de banda larga continuar crescendo na UE, já que, um ano antes, em julho de 2008, a taxa de penetração se situava em 21,6%.

"Apesar do abrandamento econômico, a Europa continua a ter um mercado da banda larga muito dinâmico. O aumento da concorrência faz melhorar os serviços e os consumidores veem hoje o acesso em banda larga à internet como um elemento essencial de sua vida", comentou nesta quarta a comissária europeia de Telecomunicações, Viviane Reding.
Hospedagem: UOL Host