UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/11/2009 - 13h35

Economia lusa registra sinais de retomada da atividade

Lisboa, 18 nov (Lusa) - A economia portuguesa continuou a se recuperar em outubro, apoiada por uma melhoria na demanda interna e redução menos intensa nos investimentos e nas exportações, indicou nesta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com a Síntese Econômica de Conjuntura do INE, os principais indicadores apontam para uma melhoria generalizada da economia portuguesa no terceiro trimestre do ano, continuada no mês de outubro.

A melhoria é explicada pela variação homóloga do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2009, para os -2,4% (no segundo trimestre havia sido de -3,7 %) está "uma variação negativa menos acentuada do investimento", com a demanda externa líquida a contribuir positivamente.

O investimento reduziu a queda de -11,7% em agosto para -9,3% em setembro.

O indicador de consumo privado teve uma redução ligeiramente menos intensa no terceiro trimestre, devido à diminuição da queda do consumo duradouro.

As importações caíram menos acentuadamente que nos trimestres anteriores, passando de -25,8% para -20,4%, e as exportações de -24,4% para -17,5%.

Entre os principais indicadores está uma melhoria da atividade econômica em setembro, que reduziu a queda em 0,8 ponto percentual, para os -2,7 %.
Hospedagem: UOL Host