UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/11/2009 - 09h20

Telecom portuguesa busca negócios em países lusófonos

Lisboa, 18 nov (Lusa) - O presidente-executivo da Zon Multimédia, Rodrigo Costa, considerou os resultados trimestrais da empresa "muito positivos" e anunciou que a operadora de telecomunicações está à procura de novos negócios nos países de língua portuguesa.

Os lucros da Zon Multimédia subiram 21,8% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, para 11,9 milhões de euros.

"Foi um trimestre muito positivo e é já o oitavo trimestre consecutivo de boas noticias", afirmou em entrevista à Agência Lusa, acrescentando que a empresa tem tido "uma performance muito de acordo, ou mesmo acima, da expectativa" do mercado.

"O que vemos é uma melhor performance porque a empresa está mais eficiente e vende mais", acrescentou.

Além disso, Costa afirmou que, apesar de se tratar de um mercado muito concorrido e dinâmico, a Zon conseguiu "adaptar-se bem a esse dinamismo", garantiu.

"Temos tido uma grande capacidade de criação de valor e de inovação", frisou.

Costa deu como exemplos a manutenção, ao longo dos dois últimos anos, do mesmo número de clientes de televisão, a conquista de mais de 500 mil assinantes no telefone fixo e o investimento na rede de fibra óptica.

Em relação ao futuro, o presidente-executivo da Zon considera que as perspectivas para o mercado nacional são "muito positivas", considerando que a televisão paga pode crescer "ainda 20 %" e a Internet pode crescer entre "20% e 30%".

Em termos de oportunidades de negócios, ele adiantou que a Zon está à procura "de novos negócios, nomeadamente, televisão paga e distribuição de conteúdos nos países de língua portuguesa".

A Zon Multimédia indica que é líder no serviço triple play (telefone fixo, internet e televisão), com 435,9 mil clientes, registrando um aumento anual de 19,3 p.p. e uma penetração de 36,9%.

Em termos de serviços vendidos ao cliente (RGU), a Zon aponta que aumentou 19,9% para os 2,1 serviços por cliente.

No último ano foram vendidos 403,1 mil serviços e no último trimestre foram vendidos 135 mil serviços.

No negócio da televisão, foi verificado um crescimento de base de clientes de 3,3 mil no último trimestre, para um total de 1,594 milhão.

Na internet, foi registrado no terceiro trimestre um aumento de 21,9 mil clientes, para 594,4 mil, e no telefone fixo um aumento de 50,6 mil clientes para 529,2 mil clientes.
Hospedagem: UOL Host