UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

20/11/2009 - 13h28

Atividade econômica lusa vê a sexta melhora mensal seguida

Lisboa, 20 nov (Lusa) - A atividade econômica portuguesa voltou a dar sinais de melhorias em outubro, com o indicador coincidente mensal do Banco de Portugal (BdP) melhorando pelo sexto mês consecutivo.

De acordo com os valores divulgados nesta sexta-feira pelo banco central luso, o indicador coincidente mensal de atividade econômica (para a evolução homóloga tendencial) recuperou 0,7 pontos, em comparação a setembro, permanecendo, no entanto, em terreno negativo em 0,2 pontos.

O indicador coincidente de atividade sintetiza a informação relativa ao Produto Interno Bruto (PIB), ao volume de vendas no comércio varejista, às vendas de veículos comerciais pesados, às vendas de cimento, ao índice de produção da indústria transformadora, à situação financeira das famílias, às novas ofertas de emprego e ao enquadramento externo.

O sentimento econômico, outra medida do andamento da economia, subiu por sua vez 6,1 pontos sobre o mês anterior, passando de 87,3 pontos em setembro para 81,2 pontos em outubro.

O indicador coincidente mensal para a evolução comparativa do consumo privado, igualmente calculado pelo BdP, apresentou também um aumento em relação ao mês anterior, subindo 0,8 pontos, para 1,5 pontos.

Por sua vez, o indicador que mede a confiança dos consumidores registrou a oitava melhoria mensal consecutiva, situando-se em outubro nos 27 pontos negativos, de acordo com os indicadores de conjuntura divulgados pelo banco central.
Hospedagem: UOL Host