UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

21/11/2009 - 11h17

BES de Angola prevê crescimento de 30% neste ano

Lisboa, 21 nov (Lusa) - O Banco Espírito Santo (BES) de Angola deverá este ano com taxas de crescimento acima de 30% em quase todas s setores de atuação da filial africana do banco lus, revelou à Agência Lusa o presidente do banco, Álvaro Sobrinho.

"Teremos taxas de crescimento boas, acima de 30% em quase todas as rubricas", avançou o responsável pelo banco angolano do Grupo Espírito Santo.

No final do primeiro semestre, o lucro chegou a 64,2 milhões de euros, uma subida homóloga de 72%, com o produto bancário subindo para 93,8 milhões de euros (+58%) graças ao crescimento de 46% do resultado financeiro, de 56% dos serviços a clientes e de 93% dos resultados de operações financeiras e diversos.

"O BESA reagiu bem à crise porque conseguiu antecipá-la, tendo promovido uma reestruturação do balanço no final de 2008 que o colocou bem preparado para o impacto da crise na conta de exploração", disse Sobrinho, destacando que o banco conseguiu uma boa performance num mau momento do mercado financeiro.

Além disso, ele admitiu que o desempenho que o BESA tem registrado neste ano "não era o que estava projectado há dois ou três anos", mas frisou que a opção passou por um crescimento com solidez e com a manutenção do investimento previsto no desenvolvimento da atividade.

"Temos um programa de investimento em marcha de forma a sermos um grupo financeiro em Angola", declarou Sobrindo, explicando que a estratégia de crescimento passa por criar "fábricas de produtos mais especializados" através de empresas de leasing e factoring, bem como através do lançamento de uma unidade de banca de investimento do Grupo BES que actue a partir de Luanda.

Como o mercado angolano está "cada vez mais sofisticado" e "a economia está a a internacionalizar-se", o BESA pretende "acompanhar os clientes que vão para fora de Angola".

"Vamos participar numa seguradora", revelou Sobrinho, frisando que vai haver ainda um reforço nas unidades de project finance e corporate finance, bem como uma forte aposta no desenvolvimento de Parcerias Público-Privadas (PPP).
Hospedagem: UOL Host