UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/11/2009 - 15h30

Ação promocional de vinho português coloca Brasil no foco

Viseu, 24 Nov (Lusa) - A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão (centro de Portugal) inicia na próxima segunda-feira a promoção de seus vinhos em mercados externos, em uma iniciativa que começará em Angola e focará também nos mercados de Brasil, Estados Unidos e Canadá.

O presidente do comitê, Valdemar de Freitas, afirmou que as ações se inserem dentro de uma estratégia de promoção e divulgação dos vinhos da região, que querem entrar em uma "nova era".

Ele considerou que a estratégia já tem dado frutos, uma vez que os vinhos têm recebido nos últimos meses "críticas muito favoráveis" na imprensa estrangeira, com o Dão sendo colocado "no top dez das regiões vitivinícolas do mundo que merecem ser descobertas".

Antes de ser promovida em Brasil, Estados Unidos e Canadá, a bebida estará na Semana Enogastronômica das Beiras, em Luanda, Angola.

Segundo o presidente da CVR, "nos últimos anos Angola afirmou-se como principal destino de exportação dos vinhos do Dão".

"Este ano, só no primeiro semestre, exportamos para aquele país 336.354 litros. Por isso, esta ação reveste-se de uma importância significativa, permitindo aos agentes econômicos presentes uma oportunidade suplementar de negócio e um conhecimento mais efetivo deste mercado", explicou.

A iniciativa em Luanda, que se prolonga até 4 de dezembro, será realizada a partir da próxima segunda e dentro de um protocolo celebrado com o Ministério português da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas para promoção internacional, e acontece em parceria com os vinhos da Bairrada (norte) e da Beira Interior (nordeste).

A Semana Enogastronômica das Beiras acontece no Bay Art Restaurant (antigo Bay In), onde, diariamente, serão oferecidos pratos com cardápios inspirados em produtos regionais das Beiras e de Angola e harmonizados com os vinhos das três regiões.

Os pratos serão elaborados pelos chefs Hélio Loureiro (responsável gastronômico da seleção portuguesa de futebol) e Carlos Macedo (Bay Art Restaurant).

No dia 1º acontece uma prova de vinhos. Da região do Dão poderão ser experimentadas bebidas das adegas cooperativas de Penalva do Castelo e de Silgueiros, Caves Martinho Alves, Cooperativa Agrícola de Nelas/Lusovini Distribuição, FTP Vinhos, Dão Sul/Global Wines, Quinta da Nespereira e Vinícola de Nelas.
Hospedagem: UOL Host