UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/11/2009 - 12h07

Parlamento Europeu aprova ajuda a Geórgia e Armênia

Estrasburgo, 24 nov (Lusa) - O Parlamento Europeu, reunido nesta terça-feira em Estrasburgo, aprovou por ampla maioria dois relatórios do eurodeputado português Vital Moreira que defendem a concessão de ajuda macrofinanceira à Geórgia e à Armênia.

A concessão de assistência macrofinanceira para cobrir o financiamento do déficit orçamentário e da balança de pagamentos da Geórgia será feita sob forma de um subsídio fracionado no valor máximo de 46 milhões de euros (R$ 118,71 milhões, ao câmbio atual).

Em relação à Armênia, a ajuda, também para auxiliar a financiar o déficit orçamentário e da balança de pagamentos, alcança 100 milhões de euros (R$ 258 milhões), e é composta por um empréstimo (65 milhões de euros) e um subsídio (35 milhões de euros).

Na primeira intervenção que fez na Assembleia desde que foi eleito, em junho, Vital Moreira explicou que as duas propostas de assistência financeira excepcional da União Europeia (UE) "permitirão reduzir o buraco no orçamento e terão um impacto positivo imediato nas finanças públicas e na balança de pagamentos da Geórgia e da Armênia".
Hospedagem: UOL Host