UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/11/2009 - 18h24

Chanceler luso prevê cúpula informal UE-Mercosul no Estoril

Lisboa, 25 nov (Lusa) - O ministro português das Relações Exteriores, Luís Amado, disse nesta quarta-feira que, "a princípio", vai acontecer à margem da cúpula ibero-americana uma reunião informal dos ministros de Portugal, de Espanha e dos países do Mercosul para avaliar o processo de negociações entre o bloco sul-americano e a União Europeia.

"A princípio, à margem da cúpula, haverá uma reunião ministerial informal entre os ministros dos países do Mercosul e Portugal e Espanha no sentido de fazer o ponto de situação sobre o processo de negociação do acordo União Europeia-Mercosul", disse Amado em coletiva de imprensa sobre a reunião ibero-americana, que acontecerá no Estoril entre 29 de novembro e 1º de dezembro.

"É provável, não está decidido em absoluto ainda", acrescentou.

A UE negocia há quase dez anos um acordo de livre comércio com o Mercosul, integrado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e com a Venezuela em processo de adesão.

A Espanha, que assume a Presidência semestral do bloco europeu a partir de 1º de janeiro, quer aproveitar a cúpula UE-America Latina, prevista para maio, para dar um impulso às negociações.

O acordo é considerado "um objetivo estratégico" da União Europeia e visa aprofundar as relações econômicas e comerciais bilaterais.
Hospedagem: UOL Host