UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/11/2009 - 11h21

China tem baixo consumo per capita de petróleo, diz jornal

Pequim, 25 nov (Lusa) - A China já é o segundo maior consumidor de petróleo do mundo, depois dos Estados Unidos, mas o seu consumo per capita é inferior à média mundial, noticiou nesta quarta-feira um jornal oficial chinês.

Em 2008, a China representou 9,6% da demanda mundial pelo produto e os Estados Unidos, cuja população não chega a um quarto dos 1,35 bilhão de chineses, representaram 22,5%, indicou o Global Times, jornal do grupo Diário do Povo, órgão oficial do Partido Comunista Chinês.

Num editorial intitulado "a sede chinesa de energia não vai secar o mundo", o Global Times declarou que o consumo per capita de petróleo na China é de dois barris, enquanto no México é sete e nos Estados Unidos 25.

"A ansiedade" acerca da sede da China por energia para alimentar o seu crescimento econômico está a tornar-se numa outra versão da teoria da "ameaça chinesa", acredita o jornal.

Este ano, pela primeira vez, as vendas de automóveis na China ultrapassaram a dos Estados Unidos e, apesar da recessão global, a economia chinesa deverá crescer acima dos 8%.
Hospedagem: UOL Host