UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/11/2009 - 16h28

Hospital luso investe R$ 146 milhões em turismo de saúde

Faro, 25 nov (Lusa) - Um hotel com conceito de turismo de saúde, residências assistidas para idosos, unidade de cuidados paliativos e para cirurgia plástica são os projetos futuros do grupo HPA para o Algarve, no sul de Portugal, cujo investimento será de 56 milhões de euros (R$ 145,8 milhões no câmbio atual).

Durante a apresentação do novo Hospital Particular do Algarve (HPA), que abre em Faro nesta quinta-feira e cujo investimento foi de 35 milhões de euros, o grupo português HPA anunciou que pretende investir nos próximos cinco anos no Algarve "cerca de 56 milhões de euros" e criar entre 450 a 500 postos de trabalho.

O Hotel Salus, que vai ser criado perto do Hospital Particular de Alvor, vai ter 75 quartos e 15 suítes (180 camas no total) e terá um volume de investimentos na ordem dos 21 milhões de euros, citou o responsável financeiro do grupo português, adiantando que a estrutura vai promover 175 postos de trabalho.

Na unidade hoteleira está prevista uma área para recuperação, reabilitação, estética e hidroterapia.

O grupo HPA adiantou que o projeto das "Unidades de terapias e Residências Assistidas" vai ser composto por uma Unidade de Alta Deficiência Motora, um núcleo habitacional de apoio, uma área de terapia ecológica, um centro de pesquisas e medicina Experimental.

No projeto das Unidades de terapia, que vai também ser criado junto ao Hospital Particular de Alvor com SPA, com 56 residências, bares e restaurantes, o investimento ronda os 23 milhões de euros e oferecerá 185 postos de trabalho.

O grupo pretende também expandir o HP de Alvor numa área de quatro mil metros quadrados, com dois andares de internamento e um de ambulatório, um projeto que custará 12 mil euros e oferecerá 115 postos de trabalho.

Segundo o responsável financeiro, Luís Miguel, depois de concretizados os três novos projetos no Algarve, "o grupo HPA será um dos grupos privados na região algarvia com maior capacidade de oferta de trabalho".

O novo hospital privado de Faro vai abrir com 350 postos de trabalho - 125 médicos -, mas em menos de cinco anos pretende aumentar para 500 postos.

O grupo do Hospital Particular do Algarve abre este ano a terceira unidade em Faro, depois de em 1996 ter inaugurado uma em Alvor e em 2008 em Portimão.
Hospedagem: UOL Host