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26/11/2009 - 09h13

Fábrica de genéricos lusa expande para Venezuela e EUA

Coimbra, 26 nov (Lusa) - A produção de medicamentos genéricos para os Estados Unidos e para a Venezuela vai reforçar em 2010 a posição da Bluepharma no mercado farmacêutico internacional.

Paulo Barradas, presidente do conselho da diretoria da Bluepharma, criada em Coimbra em 2001, disse nesta quinta-feira à Agência Lusa que o próximo ano deverá confirmar as tendências de crescimento que a empresa tem registrado nos últimos anos.

"Somos um setor com uma grande capacidade de exportação", disse, explicando que a empresa procura "tirar partido da juventude do mercado dos genéricos", que existe há duas décadas.

Há dois anos, Rebelo integrou uma delegação de empresários portugueses que acompanhou o primeiro-ministro, José Sócrates, numa visita à Venezuela.

Naquele país da América do Sul, o licenciamento de vários medicamentos da Bluepharma está agora "numa fase relativamente adiantada", partilhando a empresa de Coimbra com mais quatro laboratórios nacionais um negócio de 20 milhões de euros.

À sua parte, a indústria farmacêutica através do contrato assinado na semana passada, venderá ao país de Hugo Chávez genéricos no valor de dois milhões de euros.

"Esperamos que no início de 2010 estarão reunidas as condições para iniciarmos a exportação para a Venezuela", revelou o presidente da sociedade.

Internacionalização

A Bluepharma começar também a entrar no mercado norte-americano após ter sido a primeira farmacêutica portuguesa certificada pela Food and Drug Administration (FDA), a agência norte-americana do medicamento, no âmbito de uma auditoria realizada este ano.

"Já fizemos uma primeira exportação de medicamentos para os Estados Unidos, o mercado mais exigente do mundo nesta área", frisou Barradas.

Marca inspirada na cor azul da Terra vista do espaço e nas viagens marítimas dos descobridores portugueses, a Bluepharma aposta desde o início na sua internacionalização, exportando nos últimos anos para 20 países da União Europeia.

"Tivemos esta vontade de criar um projeto inovador, com gente competente e muita qualidade. Somos uma empresa com vocação de ir para fora e com vontade de mostrar o que Portugal faz de melhor", afirmou.

Licenciado em Farmácia pela Universidade de Coimbra (UC), Paulo Barradas, protagoniza "uma atitude positiva" no dia-a-dia da empresa de S. Martinho do Bispo, que este ano participou na criação de uma startup com a UC dirigida à terapia fotodinâmica do cancro.

"Poderíamos estar aqui a queixar-nos da legislação trabalhista em Portugal, da fase que o mundo atravessa, mas temos uma atitude sempre positiva", acrescentou.

Por fim, frisou Barradas, "temos a esperança de um dia podermos vir a lançar um medicamento completamente inovador" em Portugal.

A Bluepharma, que em fevereiro celebra o nono aniversário, prevê aumentar este ano o seu volume de negócios para 15 milhões de euros, após ter atingido os 12 milhões em 2008.
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