UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/11/2009 - 10h36

Setor turístico português quer captar visitantes no exterior

Vilamoura, Faro, 27 nov (Lusa) - O presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, defendeu nesta sexta-feira a criação de uma "equipe comercial" resultante de uma maior congregação entre operadores turísticos e agências de viagens para captar turistas no exterior.

Luís Patrão falava durante o painel 'Qualificar para Vencer', no segundo dia do 35° Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Agências de Viagens (APAVT), que acontece em Vilamoura até domingo.

Segundo o responsável, é necessário "juntar esforços" no seio das Pequenas e Médias Empresas (PME) para criar "uma equipe comercial" que seja capaz de cativar os turistas no exterior.

"Os agentes turísticos devem passar para um nível superior de luta, indo para o estrangeiro buscar clientes", afirmou, frisando que a atitude a adotar deve ser de intuito comercial.

Segundo Patrão, pode não se necessário um espaço físico para fazer essa captação no exterior, basta assumir uma atitude de "pasta na mão", ter um telefone celular e um computador.

"Se trouxermos mais turistas usando essa capacidade comercial conseguiremos uma mais-valia e resultados mais evidentes", frisou.

O presidente do Turismo de Portugal lembrou também que o país está entre os vinte principais destinos turísticos de todo o mundo, mas realçou que existe capacidade para subir nesse ranking.

Luís Patrão considerou ainda ser necessário apostar numa oferta de formação mais sofisticada e criar condições para que os jovens possam ficar mais tempo nas escolas de turismo e receber níveis de formação mais elevados.

"Faz parte do nosso caderno de encargos suscitar o ensino ao longo da vida e promover a formação de ativos", disse, destacando a importância do envolvimento no empreendedorismo e novas tecnologias.
Hospedagem: UOL Host