UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

21/12/2009 - 11h51

Atividade econômica portuguesa estagna em outubro

Lisboa, 21 dez (Lusa) - A atividade econômica em Portugal manteve-se igual entre setembro e outubro, após vários meses de melhora, acontecendo o mesmo com o sentimento econômico em relação a novembro, mês em que a confiança dos consumidores piorou, indicou nesta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a síntese econômica de conjuntura, o indicador de clima manteve-se em novembro nos -0,4% (melhorava desde maio, após atingir o mínimo em abril). Enquanto isso, o índice de atividade se manteve nos -2,6% em outubro, quebrando assim dois meses consecutivos de subidas, em agosto e setembro.

Entre os principais indicadores, apenas o consumo privado melhorou de setembro para outubro, passando de -0,1% para 0,4%, beneficiando de uma melhoria no consumo de bens duradouros.

Além disso, a confiança dos consumidores piorou de outubro para novembro, de -27% para -27,4%, uma regressão na melhoria deste indicador que o Banco de Portugal já havia apontado na semana passada.

A expectativa de desemprego dos portugueses piorou em novembro, aumentando de 50,3% para 51,4% após vários meses seguidos de otimismo.
Hospedagem: UOL Host